Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Racismo ?

Publicado por Israel Lima
há 3 anos

Ao considerarmos um determinado grupo como minoria, implicitamente estamos afirmando que existem duas classes de cidadãos: os de primeira categoria e os que estão sujeitos a alguma forma de restrição.

.

A morte de um homem negro, espancado por seguranças do carrefour, reforça como corpos pretos e pardos estão sujeitos a todo e qualquer tipo de violência arbitrária.

.

Já passou da hora das empresas voltarem sua atenção para a área de segurança patrimonial, composta em sua maioria por policiais militares que reproduzem a abordagem seletiva racista nos supermercados, shoppings, restaurantes etc.

.

Infelizmente João Alberto Silveira Freitas não foi a primeira vítima do carrefour, que é reincidente em práticas racistas, evidenciando a urgência de medidas legais e sanções econômicas em face dos estabelecimentos que naturalizam a violência sobre corpos negros.

.

Vidas negras importam. E está mais que na hora do Brasil quitar sua dívida histórica com a população negra.

  • Publicações1
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações432
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/racismo/1128916258

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Um assunto importante, que é tratado com pouca importância...Vidas negras importam 👏 continuar lendo

Parabéns pelo tema 👏🏻 continuar lendo

Obrigado,fico feliz pelo feedback. continuar lendo

Amigo com todo respeito.
Você está completamente equivocado ou apenas viu a notícia pela mídia e desconhece dos fatos.
A própria delegada do caso afirmou que não se enquadraria como crime de racismo. Fato esse confirmado por depoimento das testemunhas e pelas imagens das câmeras de segurança.

A vítima em questão já havia aparecido embriagada no supermercado em outras oportunidades e estava alterada no dia do fato.
Após discutir e ameaçar AGREDIR uma MULHER (Funcionária) foi pedido que ele se retirasse do local. Durante esta condução ele desferiu um SOCO no rosto de um dos seguranças e entrou em LUTA CORPORAL.

A vítima em questão era um indivíduo de GRANDE PORTE e com mais de 40 passagens pela polícia (Lesão corporal, ameaça, violência doméstica, posse ilegal de armas, posse de entorpecentes, descumprimento de medida protetiva. embriaguez ao volante, desobediência, violação de domicilio, dano, perturbação da tranquilidade, injuria...). Ou seja, NÃO se tratava de um indivíduo tranquilo e fácil de controlar.

Entenda que não estou justificando o resultado (Homicídio), fruto de uma imobilização inadequada dos seguranças, feita após luta corporal que teve início por atitude hostil e violenta da própria vítima.

O que estou discutindo aqui é que não se trata de crime racial. Apenas isso.
Existe um crime, mas NÃO se trata de crime racial. continuar lendo

A jagunçada já era agressiva, mas, após a eleição do "mito", se sentem o próprio, então agora funciona assim: "é nois porra"!!!!! continuar lendo